Orquestra de Câmara Santa Cruz leva canções e o encanto de Natal a vários espaços
Atualizada há 6 meses
Orquestra de Câmara Santa Cruz no Natal de 2025
A agenda de final de ano do Projeto Orquestra de Câmara Santa Cruz iniciou, na última quinta-feira, e já soma plateias emocionadas com os concertos natalinos.
O primeiro evento foi no dia 11 de dezembro, com a apresentação na Praça Deputado Leônidas Camarinha, compondo a programação do Natal Luz promovido pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura. O público esteve presente e abrilhantou o espetáculo.
Na sequência no domingo (14\12) foi a vez do concerto Comunidade da Paz, sendo uma das atrações do culto de Natal da Igreja.
Já na segunda-feira (15\12), o som da Orquestra encantou o público presente no Posto de Saúde Abelardo Guimarães, na noite de ação de graças ao encerramento das atividades de 2025. É a Orquestra, levando música que cura, inclui e inspira diversos espaços.
No repertório desses concertos constam inúmeras peças do repertório clássico e popular, ainda aquelas tradicionais que evocam os tempos de Natal.
“Esperamos poder levar música não apenas nesse tempo de Natal, mas em todos os outros meses do ano, pois percebemos o quanto o público gosta e pede por cultura. Durante esses últimos concertos, por exemplo, tivemos depoimentos de pessoas idosas que nunca tinham tido a oportunidade de assistir pessoalmente a uma Orquestra. Isso nos enche de alegrias”, destaca o idealizador do Projeto, Prof. José Magalli F. Junqueira.
PROJETO
Nessa fase do projeto, as aulas estão acontecendo no antigo prédio da antiga Qualità Veículos, o que tem muito contribuído para a visibilidade e interesse de novos alunos na Orquestra. O espaço, que futuramente deverá ser transformado em Centro Cultural, foi cedido a nossa Associação Musical Santacruzense pela atual administração municipal.
As aulas de violino, violoncelo, viola clássica e contrabaixo acontecem às segundas e quartas das 16h às 20h, sexta das 15h às 21h e sábado das 8h às 12h, atendendo um expressivo número de alunos santa-cruzenses e da vizinha cidade de Bernardino de Campos.
O Projeto Orquestra de Câmara é mantido através das leis de incentivo cultural, tanto nos projetos do ProAC da Secretaria Estadual da Cultura, como nos projetos da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
O Projeto, em andamento, funciona através do ProAC que tem como empresas parceiras: Solito, Santa Massa, Marvi, Oncinha e Hidroceres.
A Associação Musical Santacruzense (AMUS), proponente de projetos concede o suporte legal às atividades.

