Voz do Vale
Voz do Vale
-- / --

Habitação: Casa Paulista entrega 167 casas na cidade de Palmital/SP

shape shape shape
Atualizada há 10 meses

Investimento nos empreendimentos foi de R$ 30,5 milhões; famílias vão pagar financiamento com juros zero

O Programa Casa Paulista entregou, na última quinta-feira (21/08), as chaves da casa própria para 167 famílias em Palmital, na Região Administrativa de Marília. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) investiu R$ 30,5 milhões na construção das moradias. A cerimônia de entrega de chaves contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, além de outros representantes municipais e estaduais.

Na ocasião, Tarcísio de Freitas destacou o alto investimento que a gestão estadual tem realizado na área da habitação, para proporcionar segurança habitacional e dignidade às famílias. “Através do trabalho da CDHU e da SDUH, muitas famílias estão realizando o sonho da casa própria em nosso Estado. Ao todo, 64 mil famílias já viveram, com a gente, o sonho de conquistar uma moradia. O Estado entregava, a cada período de quatro anos, 25 a 30 mil. Além disso, temos em obra 108 mil unidades e estamos nos preparando para começar mais 42 mil”, explicou o governador.

O secretário da SDUH, Marcelo Branco, por sua vez, exaltou que a parceria que tem tido com os prefeitos tem sido essencial para avançar com os projetos habitacionais. “Nossa mensagem é de agradecimento. O volume de habitações que temos construído nunca foi visto no Estado de São Paulo, que historicamente sempre entregou muita habitação. E isso se deve, principalmente, pela parceria com os prefeitos, que têm sido generosos e sempre mantendo diálogo aberto”, disse.

Das 167 casas, 137 foram edificadas no Conjunto Habitacional Mateus Sebastião Ferreira Raimundo e 30 no Conjunto Habitacional Padre Antônio Bastos. Com aproximadamente 49 m² de área construída, as unidades têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. As residências contam ainda com piso cerâmico, azulejos no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar fotovoltaico, que garante mais economia e sustentabilidade para os moradores.

Após pagar o aluguel por mais de quatro anos, a cuidadora Nayeri Fernanda de Lara Alexandre, de 21 anos, está de mudança para o novo lar junto com sua filha, a pequena Maitê Lara, de 2 anos. “Meu coração já está acelerado desde quarta-feira, quando viemos. Estou apaixonada, feliz e grata a Deus e a todos vocês. Essa casa representa para mim segurança. É um sonho realizado”, contou. Sobre o processo de sorteio público e formalização do financiamento com a Companhia, a cuidadora afirmou sua satisfação com a agilidade. “Foi um processo bom. Eu aprendi muitas coisas que eu não sabia. Mas foi tudo fácil, rápido e hoje já estamos tomando posse da nossa casa”, concluiu animada.

Outra família beneficiada com o novo lar foi a da Maria Antonia Pereira, de 35 anos. Autônoma, ela é casada com o motorista Tulio Passos de Souza, de 32 anos, e não escondeu a alegria de deixar o aluguel para trás, após 13 anos. “O coração está batendo a mil por hora e cheio de gratidão a Deus primeiramente e também a todos os meus familiares, amigos e todos que torceram pela gente. Para a gente que paga aluguel a vida toda, quando conquista o que é nosso, não há palavras. Daqui para frente, é um recomeço. Só alegria”, disse.

A conquista, materializada com a nova moradia, foi uma oportunidade de relembrar a emoção sentida ainda no sorteio das unidades, realizado em maio deste ano. “Eu fui uma das últimas a ser chamada. E aquele dia foi um misto de emoções. Hoje, graças a Deus, valeu a pena cada sofrimento, angústia, porque, a partir daquele dia, tem sido só alegria. Agora é deixar tudo do jeito que a gente sempre sonhou, fazendo o nosso cantinho, o nosso lar”, finalizou.

O empreendimento foi viabilizado pela CDHU em parceria com a prefeitura, que doou o terreno para a construção. A Companhia foi responsável pela contratação da construtora e pela execução de toda a infraestrutura: redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, drenagem, pavimentação asfáltica, urbanização, iluminação pública e rede elétrica.

Das famílias contempladas, 12 são oriundas de áreas de risco e foram indicadas pela prefeitura. As demais foram selecionadas por meio do sorteio público realizado em maio deste ano. Os beneficiados tiveram que comprovar, no processo de habilitação, os requisitos para participar do programa: ter renda familiar de até dez salários mínimos, residir ou trabalhar no município, não ser proprietário de imóvel, não possuir financiamento habitacional e não ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais.

O financiamento habitacional segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, com juros zero para famílias com renda de até cinco salários mínimos. As prestações têm valor compatível com a renda, limitadas a até 20% dos rendimentos mensais, e são corrigidas apenas pelo IPCA – índice oficial de inflação medido pelo IBGE. Em Palmital, 95% das famílias contempladas possuem renda de até cinco salários mínimos. O valor da menor prestação é de R$ 303,60.

Outros investimentos

Na Região de Marília, além das 167 unidades em Palmital, o Programa Casa Paulista entrega, nesta sexta-feira (22/08), mais 58 casas para famílias da cidade de Echaporã. Ao todo, são 225 moradias viabilizadas pela CDHU, com investimento de R$ 41 milhões.