Bauru terá a primeira unidade do Centro TEA Paulista no interior de SP
Atualizada há 4 meses
Ilustração de projeção da fachada do futuro Centro TEA Paulista em Bauru
O governador em exercício Felício Ramuth visita nesta quinta-feira (5) as instalações do futuro Centro TEA Paulista em Bauru, acompanhado pelo secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e da prefeita da cidade, Suéllen Rosim. Na ocasião será assinado o termo do convênio entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e a Prefeitura para a implementação da primeira unidade do Centro TEA Paulista e do Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência no interior do estado de São Paulo.
A visita reforça o avanço das tratativas do Governo de São Paulo em torno do projeto de expansão do Centro TEA Paulista para as regiões administrativas do estado. Em janeiro, o secretário Marcos da Costa esteve em Bauru para conhecer pessoalmente o imóvel oferecido pela Prefeitura Municipal para a instalação do equipamento, em uma demonstração concreta do compromisso do Governo do Estado com a interiorização do atendimento especializado.
A escolha de Bauru é estratégica: cidade polo do centro-oeste paulista, com localização privilegiada e convergência de importantes rodovias estaduais e federais, além de concentrar referências administrativas e de serviços para dezenas de municípios da região. A nova unidade vai reduzir deslocamentos de famílias e ampliar o acesso regional ao atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.
“Estamos cumprindo o compromisso do governador Tarcísio de Freitas de levar o Centro TEA Paulista para as regiões administrativas do estado de São Paulo, garantindo que o atendimento especializado esteja cada vez mais próximo das famílias. A unidade de Bauru inaugura esse novo momento de interiorização da política pública. A parceria com a Prefeitura é fundamental, pois viabiliza a implantação do equipamento com mais agilidade e responsabilidade, fortalecendo a rede regional de apoio às pessoas com TEA”, afirmou o secretário Marcos da Costa.
O investimento do Governo de São Paulo será de R$ 6 milhões por ano. Após a assinatura do convênio, será lançado um edital de chamamento público para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) se credenciarem para gerir o Centro TEA Paulista em Bauru. A previsão é de inaugurar o equipamento ainda no primeiro semestre deste ano.
A unidade de Bauru vai oferecer estrutura para atendimentos individualizados e terapêuticos coletivos, formação de profissionais, reuniões com famílias, teleatendimentos e eventos técnicos e institucionais.
O imóvel fica na Rua Severino Lins, nº 7-10, no bairro Vila Aviação, e tem área edificada de 1.491 m², distribuída em três pavimentos. O espaço é cedido pela Prefeitura de Bauru e reúne estrutura ampla e moderna, com banheiros acessíveis em todos os andares, elevador com anunciador de voz e botões em braile, além de uma grande oferta de transporte público acessível no entorno.
No local funcionava uma unidade do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que será transferida para o Campus Bauru, construído na avenida Nações Unidas Norte.
Sobre o Centro TEA Paulista e o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência
O Centro TEA Paulista foi inaugurado na cidade de São Paulo em junho de 2025. O equipamento localizado na Vila Leopoldina, zona oeste da Capital, já realizou mais de 5,5 mil atendimentos. Funciona como espaço completo de acolhimento, atendimento e inclusão de pessoas com TEA, pessoas com deficiência e seus familiares, e também como base para articulação com os 645 municípios paulistas. Desde janeiro de 2026, o serviço conta com atendimento 24 horas pelo telefone (11) 3116-7406.
Dentro do Centro TEA Paulista funciona o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, que oferece atendimentos presenciais por demanda espontânea ou encaminhamentos da rede, com orientação sobre benefícios, programas sociais e direitos, além de apoio psicológico, jurídico e social.
Mais informações: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sec_deficiencia/centro_tea_paulista
Região administrativa de Bauru
Localizada no centro-oeste do Estado de São Paulo, a região administrativa que tem como sede a cidade de Bauru é composta por 39 municípios e ocupa uma área aproximada de 16 mil quilômetros quadrados.
• Abrange cidades como Bauru, Jaú, Lins, Lençois Paulista, Pederneiras, Agudos, Barra Bonita;
• 67.966 pessoas com deficiência – 6,25% da população (Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2022);
• 30/03/2023 a 04/03/2026 – 2.993 carteiras CIPTEA aprovadas (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo).
