Pro Pet SP realiza mutirões de castração gratuita em municípios da região de Marília até o dia 21/03
Atualizada há 3 meses
Programa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística prevê mais de 52 mil castrações em 256 municípios paulistas e avança pelo interior com investimento de R$ 10,5 milhões
Municípios da região administrativa de Marília recebem, nesta semana, mutirões de castração gratuita de cães e gatos do programa Pro Pet SP, iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) voltada à ampliação das políticas públicas de bem-estar animal no estado.
As ações estão previstas para ocorrer no município de Espírito Santo do Turvo, no dia 16 de março, com a realização de 106 castrações, e em Óleo, no dia 17 de março, com previsão de 80 procedimentos. As datas podem sofrer alterações conforme as condições operacionais do programa.
Lançado em dezembro de 2025, o Pro Pet SP prevê a realização de 52.850 castrações gratuitas em 256 municípios paulistas, com investimento de R$ 10,5 milhões. A iniciativa leva estrutura veterinária especializada às cidades e apoia as administrações municipais no controle populacional de cães e gatos, contribuindo também para a saúde pública.
De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente da Semil, Jonatas Trindade, os mutirões são parte de uma estratégia estadual para ampliar o cuidado responsável com os animais e apoiar os municípios. “O Pro Pet SP foi estruturado para levar atendimento veterinário de qualidade a diferentes regiões do estado, auxiliando as prefeituras no controle populacional e promovendo bem-estar animal. Ao ampliar o acesso à castração gratuita, fortalecemos uma política pública que tem impacto direto na saúde animal e na qualidade de vida das comunidades”, afirmou.
Os ônibus do programa são totalmente equipados para a realização dos procedimentos e seguem padrões técnicos e operacionais definidos pelo Governo do Estado de São Paulo.
Programa Meu Pet
Além do Pro Pet SP, o Estado também conta com o Programa Meu Pet, que desde 2023 destinou R$ 43,6 milhões para a construção de cinco clínicas veterinárias em Araçatuba, Votuporanga, Santa Bárbara d’Oeste e Sorocaba. A clínica de São José do Rio Preto foi entregue em 15 de janeiro e aguarda definição da prefeitura para início do atendimento. A unidade de Ribeirão Preto, já concluída, também depende de definição municipal para abertura.
As clínicas oferecem serviços completos de clínica geral, urgência e emergência, diagnóstico laboratorial e por imagem, castrações e cirurgias, com capacidade média de atendimento de 40 animais por dia, variando conforme a complexidade dos procedimentos.
Os municípios de menor porte são atendidos pelos pet contêineres, estruturas de 60 m² equipadas para consultas, vacinação e procedimentos ambulatoriais de baixa complexidade, priorizando o cuidado preventivo e o acesso imediato ao atendimento veterinário. Em março de 2026, o Governo do Estado entregou a 83ª unidade do programa, em Américo Brasiliense, na Região Central, dando continuidade ao ciclo de expansão que já levou estruturas a municípios de todas as regiões, com investimento aproximado de R$ 24 milhões.
O Governo do Estado segue com a expansão do programa, que prevê a instalação de mais pet contêineres, totalizando 115 consultórios veterinários em São Paulo. O investimento este ano será de R$ 11,2 milhões.
