Voz do Vale
Voz do Vale
-- / --

Dengue: Saúde de Cândido Mota/SP define estratégias para o combate ao mosquito e potenciais criadouros na cidade

shape shape shape
Atualizada há 1 ano
A Prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, realizou na manhã de hoje, dia 10/01, reunião da Sala Situacional, que tem como objetivo promover ações e implementar estratégias no combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável por doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
Compareceram representantes das Secretarias de: Saúde, Meio Ambiente, Transporte, Educação, Negócios Jurídicos, Finanças, Gabinete, Esportes e Assistência Social. Também da Defesa Civil, Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), Procon, Santa Casa e Rotary Club.
O número de casos de dengue vem crescendo em diversos bairros da cidade, gerando preocupação entre as autoridades de saúde e exigindo atenção redobrada da população. Dados recentes apontam para o avanço da doença, especialmente com a chegada do verão, quando as condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo e nas articulações, cansaço, manchas avermelhadas na pele, dor atrás dos olhos e, em alguns casos, náuseas e vômitos. Diante do aparecimento de qualquer um desses sinais, é fundamental procurar um serviço de saúde.
A eliminação de criadouros do mosquito é a principal estratégia para controlar a doença. Os focos do Aedes aegypti geralmente estão em recipientes que acumulam água parada, como caixas d’água abertas, pneus, vasos de plantas, garrafas e até tampinhas de refrigerante.
É essencial vistoriar seus quintais e ambientes ao redor, eliminando locais que possam acumular água. Além disso, é importante permitir e colaborar com a visita dos agentes de saúde em suas residências. Eles estão aptos a identificar potenciais criadouros e orientar sobre as melhores práticas de prevenção.
A luta contra a dengue depende do engajamento de todos. Medidas simples podem salvar vidas e reduzir o impacto da doença na população. Dedicar alguns minutos semanais para verificar possíveis focos e seguir as orientações dos agentes de saúde são passos cruciais para impedir a disseminação do mosquito e, consequentemente, da dengue.