Voz do Vale
Voz do Vale
-- / --

Segurança: Conseg anuncia retorno da ‘Patrulha Rural’ em Cândido Mota/SP

shape shape shape
Atualizada há 9 meses

Fonte/Redação: O Diário do Vale – CM Notícias 

Durante reunião em Cândido Mota, foram discutidas várias medidas de segurança e de melhorias, entre elas, o retorno da ‘Patrulha Rural’ no município.
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 17 de setembro, a reunião ordinária mensal do Conselho Comunitário de Segurança, o Conseg de Cândido Mota. O encontro, que aconteceu na Câmara de Vereadores, contou com a presença da presidente do órgão, Rafaela Aparecida Daenekas Rampazzo, representantes das polícias Civil e Militar, presidente da Câmara Vinícius Nascimento e membros do conselho.
Durante a reunião, foram discutidas várias medidas de segurança e de melhorias para o município, entre elas, o retorno da ‘Patrulha Rural’. O serviço oferece mais segurança para os produtores rurais e moradores destas localidades dentro do programa ‘Atividade Delegada’, através de parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo e Prefeitura de Cândido Mota.
A Patrulha Rural havia sido encerrada no município por conta da diminuição do efetivo. Com isso, a direção do Conseg protocolou em julho, um ofício solicitando o retorno do serviço, diante do aumento no número de crimes nas áreas rurais de Cândido Mota. A Câmara de Vereadores endossou o pedido e, segundo os representantes da Polícia Militar, a Patrulha Rural volta a ser realizada no município a partir desta quinta-feira, 18 de setembro.

Andarilhos
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Cândido Mota, Michelle Leite da Silva, participou do encontro para falar sobre os atendimentos destinados à população em situação de rua, principalmente os que utilizam o espaço da rodoviária.
Segundo ela, o município, através do Serviço de Abordagem Social, que é realizado diariamente, identifica em Cândido Mota a presença de pessoas de fluxo migratório e aquelas que, por algum motivo estão nas ruas, mas que possuem família e muitas vezes possibilidade de moradia em Cândido Mota.
“À política de Assistência Social compete identificar e garantir o mínimo de apoio para essas pessoas. Aos que estão no município, mas tem a intenção de voltar para sua casa, em outra cidade, o serviço oferece passagem. Já os que estão nas ruas por conta de outros problemas como rompimento de vínculos familiares em virtude de conflitos, uso de álcool e outras drogas, quando identificado pelo Serviço de Abordagem, é ofertado o acompanhamento e os encaminhamentos necessários para as políticas existentes no município, promovendo o acesso a documentação, saúde e acesso a benefícios eventuais. Também é realizado o contato com familiares para tentativa de restabelecimento de vínculos e suporte no cuidado ou retorno familiar”, disse a Michelle.
De acordo com a coordenadora do Creas, ainda há articulação com a Política de Saúde Mental. “Através de abordagem social realizada em conjunto com a profissional do CAPS na tentativa de aproximação e informação desta população, são ofertadas as possibilidades de cuidado, como acompanhamento psicológico e formas de tratamento. Claro, sempre respeitando o desejo de cada pessoa”, esclareceu.
A presidente do Conseg, Rafaela Rampazzo, ressaltou que as Polícias Militar e Civil realizam constantemente abordagens contra o tráfico de drogas na rodoviária.

Furtos em Prédios Públicos
Durante a reunião, o presidente da Câmara Vinícius Nascimento, protocolou um ofício para viabilizar uma ação conjunta envolvendo o Conseg, Polícia Militar e a Polícia Civil, com o objetivo de combater os recentes furtos em prédios públicos, especialmente nas instalações onde se encontram as casas das bombas e os poços do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que vêm sendo alvos frequentes de vandalismo e furto de fios e equipamentos essenciais para o funcionamento de tais serviços.
A direção do Conselho de Segurança informou que a Polícia Civil já solicitou informações sobre as câmeras de monitoramento na cidade para auxiliar nos trabalhos de investigação. Ação conjunta irá discutir as soluções possíveis para acabar com os crimes.

Outros assuntos
A presidente do Conseg falou sobre o programa ‘Muralha Paulista’, que ajuda a controlar a mobilidade criminal e aumenta a eficácia das ações policiais por meio da integração de tecnologias de monitoramento e inteligência. Através dele, pessoas físicas ou jurídicas que possuem câmeras de monitoramento direcionadas para a via pública poderão, voluntariamente, cadastrá-las para ajudarem a polícia.
O encontro debateu sobre a instalação da cadeia pública em Cândido Mota, que em breve começará a receber presos da região. Os detidos ficarão na área de carceragem da Delegacia de Polícia Civil do município aguardando audiência de custódia.
Outro assunto comentado foi a homologação da nova Diretoria do Conseg para o biênio 2026/2027, que tem como presidente Rafaela Aparecida Daenekas Rampazzo, vice-presidente Lucélia Gonzaga Camacho, 1ª secretária Geize Graziele Martins Palharini, 2º secretário Evandro Carlos dos Santos Borges e diretora social e de assuntos comunitários, Silvana Aparecida de Souza.

Próxima reunião
A presidente do Conseg ressaltou que as próximas reuniões ordinárias do conselho de Cândido Mota irão ocorrer nas terceiras terças-feiras de cada mês. Ela convida todos para participarem do próximo encontro que acontece no dia 21 de outubro.